Scalibor®

O que é a Scalibor®?

Scalibor® é uma coleira antiparasitária externa para cães que contém deltametrina, um potente inseticida e acaricida com propriedades repelentes (antialimentação). Protege o seu cão contra flebótomos (agente transmissor da leishmaniose) durante 12 meses e também contra carraças e mosquitos (Culex pipens) durante 6 meses.

Como funciona a coleira Scalibor®?


Fig.1: A Scalibor® Protector
Band protege toda a superfície do cão.

Fig.1: A Scalibor® Protector
Band protege toda a superfície do cão.

A coleira Scalibor® liberta gradualmente deltametrina, a substância ativa, e permite a sua disseminação sobre a totalidade do corpo do cão através da camada lipídica cutânea. Numa matriz de PVC, a deltametrina (DTM) liga-se a um agente plastificante, o fosfato de trifenilo. Combinados, formam complexos que são libertados de forma regular e contínua através da fricção com a superfície da coleira e migram pela camada lipídica da pele (ver diagrama).
Ao contrário das coleiras convencionais, esta tecnologia original patenteada permite que a deltametrina seja aplicada direta e exclusivamente na pele e no pelo do animal. Não existe qualquer libertação através de evaporação, nem perda de substância ativa e, consequentemente, não tem qualquer odor.
Para uma proteção ideal, tendo em conta o tempo de difusão pelo animal, a coleira deve ser aplicada uma semana antes de o cão ser introduzido num ambiente infestado.

A eficácia de Scalibor®

EFICÁCIA CONTRA PICADAS DE FLEBÓTOMOS
Efeito repelente contra o flebótomo durante 12 meses. Nos últimos anos, devido às alterações das condições climatéricas, a época de risco de transmissão da leishmaniose pelo flebótomo tem aumentado.
Por este motivo, há mais de 2 anos que a MSD Animal Health decidiu conduzir novos estudos de eficácia da Scalibor®, mais prolongados no tempo, para investigar se os seus elevados níveis de repelência contra o flebótomo se adaptam a estas novas condições climatéricas.
Nos estudos efetuados(1), a Scalibor® demonstrou uma eficácia repelente (antialimentar) contra o flebótomo entre 94% e 98%, durante 12 meses.

Agora já não terá de se preocupar com o início ou o fim da temporada de risco da transmissão da leishmaniose, pois a Scalibor® oferece uma proteção contra o flebótomo, durante todo o ano, com apenas uma coleira.


EFICÁCIA DIRECIONADA CONTRA AS CARRAÇAS DOS CÃES
A deltametrina é ativa contra as carraças em todas as fases de desenvolvimento: larvas, ninfas e adultos. Mesmo em casos de infestações graves e repetidas, a coleira Scalibor® tem uma eficácia comprovada contra as carraças. As infestações reproduzidas nos ensaios foram graves (25 a 50 carraças) e repetidas (10 infestações sucessivas) (2). O gráfico seguinte ilustra os resultados de um estudo, conduzido em dois grupos de 8 cães da raça beagle (um grupo tratado e outro grupo de controlo sem tratamento), com infestações repetidas com 25 carraças. A eficácia da SCALIBOR® média foi de 93,6% até ao dia 183 (6 meses após a colocação do coleira).

Scalibor® proporciona 6 meses de proteção contra infestações de carraças.


EFICÁCIA CONTRA PICADAS DE MOSQUITOS
Um estudo em laboratório realizado com a coleira Scalibor® (3) mostrou um efeito antialimentar superior a 98% contra o mosquito Culex pipiens adulto ao longo do período de 27 semanas do estudo. Scalibor impediu assim que a maior parte dos mosquitos se alimentasse do sangue de cães tratados.

Scalibor® protege os cães contra picadas de mosquitos (Culex pipiens) durante 6 meses.